14 de outubro de 2024
Gaio Jorge, tem 25 anos, é engenheiro de alimentos formado pelo CEFET/Valença e técnico em meio ambiente formado pelo SENAI-RJ. É um jovem negociador pelo clima, co-fundador do Coletivo Criação, atualmente coordenador de operações do instituto PerifaLab e residente no comitê RioG20.
Em 2023, foi escolhido para representar o Rio de Janeiro, principalmente a periferia, na COP-28, levando os atravessamentos como segurança alimentar e justiça climática ao centro do debate mundial. Sua atuação se expande até a cultura, onde atua como produtor cultural há mais de 10 anos, tendo realizado grandes festivais no Rio de Janeiro como Faixa Preta Festival e Rio Parada Funk.
O Coletivo Criação, co-fundado por Gaio, é um agente de transformação social que atua em Honório Gurgel e Adjacências. Suas ações são focadas na equidade social, segurança alimentar, valorização cultural e justiça climática. Durante a pandemia, o Coletivo ajudou a minimizar os impactos da insegurança alimentar da região com as entregas de suprimentos alimentícios e higiênicos, e em janeiro deste ano, mobilizou uma força-tarefa para enfrentar os impactos da maior enchente vista na zona norte do Rio de Janeiro, ajudando mais de 1000 famílias no acúmulo de suas ações.
O instituto PerifaLab, onde Gaio atua como diretor de operações, é dedicado à formação e capacitação de jovens, incluindo jovens negociadores pelo clima, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e empoderamento das juventudes das periferias.